A pele muda com o passar do tempo e cuidados especiais devem ser tomados para cada idade.

Dessa forma, a epiderme do idoso sofre alterações que acompanham o envelhecimento biológico. Entretanto, alguns cuidados simples podem melhorar e retardar o desgaste cutâneo.

Aqui vou orientá-lo desde a forma correta de tomar banho até cuidados avançados para obter o rejuvenescimento cutâneo e a aparência mais jovem.

Hora do banho

Nada de tomar banho esfregando o corpo com buchas, esponjas ou escovão. A pele idosa quase não tem mais camada lipídica (gordura que as células do epitélio produzem e que formam um filme protetor contra o ressecamento e enrugamento da pele) e esfregar só vai piorar o quadro de ressecamento e envelhecer mais ainda sua pele.

 

Evite banhos muitos quentes, pois, a alta temperatura confere mais ressecamento e flacidez à pele. Portanto, a face só deve ser lavada com água fria. Nada de lavar o rosto no chuveiro!

 

Utilize um sabonete hidratante e aplique somente nas áreas que sujam mais, ou seja, no pescoço, debaixo das mamas, no caso das senhoras, nos genitais e nos pés. No resto do corpo, como braços, tronco e pernas, dê preferência aos sabonetes com óleos. Existem vários no mercado.

Tome banho à tarde ou à noite, pois, é melhor do que tomar banho pela manhã, pois, como vivemos em um país tropical e nos meses de calor produzimos mais suor, não é bom para a pele dormir com o corpo úmido pois facilita a instalação de germes como fungos e bactérias.

Os banhos devem ser rápidos. De preferência de 5 e no máximo 10 minutos.

Idosos costumam gostar de banhos bem quentes, mas a temperatura alta é péssima para a pele.

 

Enxugue o corpo com uma toalha bem felpuda sem esfregar. Seque bem as áreas de dobras como abaixo dos seios, virilhas e dedos dos pés. Você pode utilizar também um secador na temperatura morna, caso tenha dificuldade para alcançar estes lugares, evitando assim quadros de assaduras por umidade excessiva.

 

Após secar o corpo, aplique um bom hidratante, mas sempre sem perfume.  Hidratantes com cheiro ou cor podem provocar processos alérgicos e têm menor capacidade de hidratar.

Quanto mais seca a pele for mais grosso deve ser o hidratante para evitar a evaporação da água do epitélio.

Se a pele da face estiver muito seca procure um hidratante na forma de creme.

Uma consulta ao dermatologista poderá dar as melhores orientações caso a caso.

E, por fim, faça atividade física, alimentação balanceada e tome bastante água que vai deixar sua pele muito mais jovem e bonita.

Sobre o autor:

Dra Lilian Akemi
+ artigos

Dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da USP, residência em dermatologia no Hospital das Clinicas da mesma Universidade, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e da American Academy of Dermatology e colunista na página do Dr. Jairo Bouer na UOL.

Copy link
Powered by Social Snap